As cirurgias plásticas dos seios mais realizadas são as mamoplastias e a colocação de implantes mamários, popularmente conhecida como prótese mamária. Ambas buscam melhorar a aparência dos seios, porém os procedimentos em si são bem distintos.
Lembre-se sempre de consultar um cirurgião plástico especializado e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que ele indique a cirurgia ideal para o que você busca.
Como é feita a mamoplastia?
A mamoplastia, quando realizada para uma finalidade puramente estética, busca remover tecidos para reduzir o tamanho e a flacidez dos seios.
O procedimento por si só já consegue obter uma melhor aparência da região operada, levantando as mamas e, no caso de redução, deixando-as mais proporcionais ao restante do corpo.
Quando colocar próteses nos seios?
A colocação de implantes mamários e mais recomendada para quem deseja aumentar o tamanho dos seios, normalmente por questões de autoestima.
Há diversos tamanhos e formatos de próteses e a definição de qual será utilizada é feita a partir do desejo do paciente e a recomendação do médico especialista.
É recomendado colocar implante junto com a minha mamoplastia redutora?
Nas maiorias dos casos não há necessidade de se colocar uma prótese mamária quando é realizada uma mamoplastia redutora.
Acredita-se que com a substituição da mama por um implante não ocorra mais a queda dos seios e que o resultado estético obtido seria melhor, mas isso não é verdade. A prótese, assim como o tecido mamário, está sujeita a cair e a sofrer os efeitos do tempo.
Outra questão importante é que para se colocar um implante com uma mamoplastia redutora é normalmente removido uma quantidade maior do tecido dos seios. Com isso, a paciente fica dependente de próteses para manter a aparência das mamas, impedindo uma remoção dos implantes caso for desejo da paciente.
Confira mais detalhes sobre cada um dos procedimentos nos vídeos abaixo:
Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica
CRM-PR 10.492
RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
IMPORTANTE: Se você deseja se submeter à alguma cirurgia plástica, lembre-se que para a sua segurança a recomendação é a de sempre procurar por médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Comments