Muita gente acredita que a lipoaspiração é uma forma de emagrecer sem uma dieta balanceada e exercícios físicos. Porém, não é para isso que serve essa cirurgia plástica.
Também conhecida como lipoescultura ou lipo, a lipoaspiração é realizada para remodelar áreas específicas do corpo com a remoção de depósitos de gordura.
Como é feita a lipoaspiração?
O procedimento é realizado através de pequenas incisões, por onde é inserida uma cânula (tubo oco) para deslocar o excesso de gordura e depois sugar o tecido para fora do corpo da paciente.
Como a lipo remove tecido adiposo da região, a tendência é que não se acumule mais gordura nesta região de maneira localizada . Com isso, melhora os contornos e ajusta as proporções do corpo.
Será que posso fazer uma lipoaspiração?
Como qualquer cirurgia plástica, a lipoaspiração exige que a pessoa esteja com uma boa saúde para garantir a segurança durante a operação e uma boa recuperação.
Para fazer o procedimento o paciente deve:
- Estar na idade adulta;
- Ter IMC (índice de massa corporal) igual ou menor que 30 ;
- Não ter doenças graves que possam oferecer risco de vida ou prejudicar a cicatrização;
- Seguir todas as determinações do cirurgião plástico.
A gordura volta depois da lipoaspiração?
Como a lipoaspiração remove o volume de gordura localizada, a tendência é que ocorra um menor acúmulo de gordura na região.
Porém, a lipoaspiração não impede o ganho de peso como um todo. Se ocorrer uma diminuição na atividade física ou aumento na ingestão de calorias, o paciente irá engordar, mesmo não ocorrendo o aumento de gordura na região da lipo.
Depois de uma lipoaspiração, quando posso voltar a fazer atividade física?
A lipoaspiração, quando realizada isoladamente, não é um procedimento que requer muito repouso. Sendo assim, o paciente pode fazer atividades físicas moderadas geralmente de 7 a 10 dias depois da cirurgia, desde que não sinta mais dor.
Porém, o uso da cinta pós-cirúrgica é obrigatório por tempo integral nos 30 a 40 dias após a realização da lipoaspiração. Isso inclui durante a realização de qualquer exercício físico.
Possui outras dúvidas? Fico à disposição para conversarmos: http://bit.ly/Agenda-Dra-Lea
Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica CRM-PR 10.492 RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA) Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
IMPORTANTE: Se você deseja se submeter à alguma cirurgia plástica, lembre-se que para a sua segurança a recomendação é a de sempre procurar por médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Comments